quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Com vocês: Careca e Carequinha

  De repente parece que você e o seu bebê precisarão recorrer às perucas e formar a mais nova dupla de palhacinhos do pedaço. Calma! Se tem uma coisa que assusta as mamães no pós parto é a queda de cabelo que ocorre naturalmente nesse período. Mas não é o fim do mundo.

  Foram nove meses de cabelo cheio, sedoso, aparentemente à prova de queda... Pelo menos comigo foi assim. Não me lembro do meu cabelo ter vivido dias melhores que durante a gestação. Foi uma benção, afinal eu já perdia bastante tempo antes de sair de casa, procurando uma roupa que se adequasse melhor ao meu corpo em intensa mudança, em compensação o cabelo estava constantemente lindo sem esforço. E tudo isso, graças aos benditos hormônios, em especial, o estrogênio.

  Os mesmos hormônios responsáveis por todas as mudanças e sintomas tão típicos do período gestacional, também interferem na nossa pele e cabelos. Você pode não ter ficado com um cabelo de comercial de shampoo, mas provavelmente percebeu que o número de fios perdidos no pente reduziu bastante durante a gravidez.

  Uma mulher perde em média 100 fios de cabelos por dia, contudo durante a gestação, os hormônios prolongam o ciclo de crescimento do cabelo, resultando em cabelos mais cheios e com menos quedas. Contudo, no pós parto os níveis de estrogênio caem subitamente e todo aquele "saldo" de cabelo que deveria ter caído durante os nove meses de gravidez resolvem cair ao mesmo tempo. Não é por menos que assusta, afinal nesse período costuma haver uma perda de 500 fios por dia.

  A mesma coisa acontece com os bebês, que estava conectados ao corpo da mãe recebendo toda a carga hormonal durante a gestação e quando nascem sentem os efeitos da queda repentina desses níveis hormonais, desencadeando a queda de cabelo. Que muitas vezes dá lugar a um cabelo muito diferente daquele que o bebê tinha ao nascer.

  Mas não há o que temer, não é que você e seu filho estejam perdendo mais cabelo do que deveriam, apenas estão compensando o período de repouso do ciclo de crescimento do cabelo, ou seja, todo esse cabelo que "resolveu" cair agora deveria ter caído aos poucos se não fosse pela gravidez.

  Enquanto isso, força na peruca. Como toda fase, essa também passa e logo, logo, você vai lembrar com saudade do cabelo que o seu bebezinho tinha quando nasceu. Um abraço e até a próxima. Deus abençoe a todos.


(Imagem: Pinterest)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...