quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Porque casar?

Hoje estava assistindo um vídeo da Fabiana Bertotti falando sobre a idade certa para casar e lá ela falava que mais importante que a idade em si é a maturidade do casal. Engraçado que nos últimos tempos eu tenho conversado com muitas pessoas diferentes sobre esse assunto: casamento. Não especificamente sobre a idade certa para casar, mas sobre a fragilidade dos casamentos atualmente e porque muitos casamentos já começam quase que destinados ao fracasso.

Vou colocar o link do vídeo da Fabi (olha quanta intimidade) no Link da Semana e vocês vejam o que ela diz sobre o assunto.

Mas o que eu venho conversando com algumas pessoas é que as pessoas não estão encarando o casamento com a devida seriedade e compromisso. Primeiro que nenhum casamento é um mar de rosas ou um comercial de margarina, isso todos sabemos, mas muitas pessoas se iludem antes e se frustram depois, fora as que já se casam com um plano de divórcio na manga, pronto para ser sacado na primeira diversidade que surgir.

Não sou expert no assunto, mas vou colocar o que venho constatando nessas muitas conversas e na minha experiência pessoal. Eu tinha 19 anos e meu marido 27 quando nos casamos, conheço casais que se casaram mais novos ainda e seguem firmes e fortes no casamento, assim como conheço casais de todas as idades que (infelizmente) não tiveram sucesso nessa empreitada. Porém, existe um ponto em comum nos casais que tiveram sucesso: o motivo pelo qual se casaram. Parece simples, mas nem sempre é. Um tio meu, uma vez me disse que não iria casar porque estava na hora certa, nem porque estava namorando a muito tempo ou por qualquer outro motivo, ele apenas se casaria quando o motivo fosse ele querer casar. Óbvio isso? O único motivo correto para duas pessoas se casarem é porque ambas querem se casar. Ou seja, porque ambas querem compartilhar a vida juntos até o fim de seus dias na Terra.

Vamos a alguns exemplos de motivos errados: Tempo de namoro; Idade; Vontade de fazer sexo; Gravidez; Pressão da família/igreja; Vontade de sair da casa dos pais... Agora, pense em qualquer grande dificuldade que você já enfrentou, provavelmente o que te fez persistir foi o motivo pelo qual você se propôs àquilo. Quando um casamento começa por qualquer motivo que não seja o desejo de viver toda a vida juntos, na primeira dificuldade você pode olhar pra trás e não enxergar um motivo pra prosseguir. Afinal, você já conseguiu sair da casa dos pais, já passou a pressão familiar, já satisfez o desejo sexual, a idade mudou, o namoro acabou... o que resta?

Ok! Mas eu realmente quero casar com ele (ela) porque eu quero passar o resto da vida com essa pessoa. Agora, vem cá, porque essa pessoa especificamente? Ah! Gente, parece óbvio novamente, mas novamente tem quem erre nesse "detalhe".

Complete a frase: Eu quero me casar com você porque ___________. Não vou exemplificar as opções erradas. Parou? Pensou? A única resposta válida é "eu te amo". Clichê. Sim. Mas não tem jeito. Qualquer outro motivo mais cedo ou mais tarde pode acabar, não tem jeito, beleza, dinheiro, até mesmo afinidades...

Agora me diz. Tudo certo, né? Você olha pro casamento e pensa "Eu vou casar e vou ser feliz." Se você pensa assim, doce ilusão. A receita do sucesso é exatamente o contrário, pensa assim "Eu vou casar e vou fazer o meu amor feliz". Claro que isso tem que ser uma via de mão dupla. Mas é disso que é feito o amor.

Parece tudo muito óbvio, mas não é. Muitas pessoas não se dão conta disso e depois se perguntam o que deu errado. Claro que, como eu já disse no começo, todo casamento tem dificuldades e mesmo os casamentos mais bem intencionados podem não durar por inúmeros outras razões, mas começar com o pé direito faz toda a diferença. Comente respondendo a pergunta "Porque casar?", conte suas histórias e compartilhe esse post com seus amigos que estão com essa pergunta na cabeça. Um abraço e até a próxima. Deus abençoe a todos.


(Imagem: Pinterest)

Um comentário:

  1. Quando eu li:"que nos últimos tempos eu tenho conversado com muitas pessoas diferentes sobre esse assunto: casamento", me incluí na conversa, hahahaha. Fran =*

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...